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6 Casos de Sucesso de Marketing Digital Para Inspirar Você

Atualizado: 17 de jul. de 2021

Não há como negar: o Marketing Digital é um recurso imprescindível para uma empresa ter sucesso hoje. Tenho certeza que você sabe disso. Mas o conceito de Marketing Digital como um todo é bastante amplo. Existem inúmeras ferramentas e abordagens diferentes para serem aplicadas.


A pergunta é: como você pode usar essas ferramentas e abordagens de uma maneira que surpreenda seu público e faça sentido para sua marca - tudo isso ao mesmo tempo em que se ajusta ao seu orçamento?


A melhor maneira de encontrar essa resposta é através dos casos de sucesso de outras empresas. Examinar o que funcionou para eles e entender o por quê.


Para ajudá-lo nisso, listarei 6 ótimos exemplos de Marketing Digital para inspirar você. Confira a seguir.


1. American Express e a Construção de Autoridade



Criar um ótimo conteúdo direcionado a um objetivo específico (identificado com a personalidade do comprador) é a melhor estratégia quando você deseja criar autoridade. Mas o que a palavra autoridade realmente significa em um contexto de Marketing Digital?


Quando uma marca é reconhecida como uma autoridade, significa que muitas pessoas vão até ela quando procuram por informações confiáveis sobre um determinado tópico.


Essa era a imagem que a AMEX queria criar quando iniciou uma grande campanha de Marketing de Conteúdo com um site chamado Open Forum - agora Trends and Insights.


A ideia era fornecer informações relevantes e ajudar o público com todos os assuntos relacionados às suas soluções corporativas: notícias financeiras, tendências para negócios, dicas de marketing, vendas, produtividade e fluxo de caixa.


Os resultados foram tão bem-sucedidos quanto planejados. Com o fluxo constante de artigos e publicações, o site tornou-se referência para empreendedores iniciando seus negócios e crescendo.


Mas o verdadeiro segredo por trás do caso da AMEX é emprestar a autoridade a quem já a possui.


Uma estratégia de Marketing de Conteúdo pode ser realizada exclusivamente internamente, mas a empresa optou por buscar líderes do setor e nomes conhecidos para contribuir com suas ideias e lições.


Então, por que não fazer isso também? Convidar profissionais de renome em sua área é uma ótima ideia para atrair mais leads. Dessa forma, você estará criando um relacionamento importante com os influenciadores.

2. Airbnb e o Foco no Conteúdo Gerado Pelo Usuário



Os artigos especializados são ótimos para criar autoridade, mas há outra estratégia perfeita para o reconhecimento da marca, o envolvimento com o público e a geração de leads organicamente. Estamos falando, é claro, sobre conteúdo criado pelo usuário.


O Airbnb é uma empresa que adotou completamente esse canal de Marketing Digital, permitindo que todos os usuários compartilhassem suas experiências de viagem em todas as plataformas e mídias sociais.


Mas eles foram além. Qual é o conteúdo perfeito para uma empresa hoteleira? Turismo, obviamente. Então, o Airbnb começou a encorajar e promover vídeos, fotos e guias de viagem criados por donos e clientes.


Do ponto de vista visual, isso é realmente incrível. O Instagram é um canal importante para a empresa, porque ressoa com o que seu público deseja.


E nada impede você de fazer o mesmo. Incentive e promova o conteúdo que seus leads e clientes estão criando, que faz sentido para os seus negócios. Deixe-os fazer parte da sua imagem de marca.


3. Lyft e a Necessidade de Criar Promotores



Uma grande conquista no Marketing Digital é transformar clientes em promotores. Fazer com que sua base de usuários encontre mais leads para você.


Isso geralmente é possível criando programas de fidelidade ou oferecendo condições especiais em troca. É uma maneira de incentivar e espalhar publicidade boca a boca.


É exatamente o que a Lyft fez e funcionou. Mesmo competindo com outras empresas maiores no mercado, o aplicativo rideshare criou incentivos de ofertas especiais, como passeios gratuitos para os usuários que estavam encaminhando o serviço a seus amigos e familiares.


Quando essa estratégia está ligada a uma marca focada em oferecer excelência, ela se torna uma potência na geração de leads.


Não há nada mais convincente para nós do que ter um serviço recomendado por alguém em quem confiamos e ter nossas expectativas atendidas. Que tal tentar isso também?


4. Domino's e Adoção de Novas Tecnologias



Entre esses exemplos de marketing digital, o Domino's é um bom caso para entender como o conhecimento de novas tecnologias e a ação rápida podem ser recompensados.


O Domino's Anyware é uma ferramenta focada não no produto em si, mas em como você o solicita. O software (disponível em várias plataformas) é ativado por voz, vinculado a uma IA (Inteligência Artificial) capaz de interpretar e entender o que você deseja.


Melhorou as vendas, com certeza, mas o maior retorno dessa estratégia está na imagem da marca.


Ser conhecida como uma empresa que abraça e impulsiona a tecnologia é uma grande vantagem, especialmente entre os públicos mais jovens.


5. Sephora e o Caminho Omnichannel



A Sephora é vista no mercado hoje como um dos grandes players no campo de Marketing Digital. Isso não é devido a nenhuma estratégia específica. Está associado a como eles conseguiram ter uma presença on-line enorme, de uma forma em geral.


O foco da empresa é estar onde quer que seu público esteja. A mídia social, é claro, tem um grande papel, pois os produtos têm um ótimo apelo visual.


O resultado é o que chamamos de experiências de compra - conteúdo rico como um tutorial em um vídeo que vincula informações valiosas à publicidade direta ou a um questionário interativo que mostra o melhor produto para você.


E tem mais. A Sephora faz all-in no omnichannel. Eles vendem no Instagram, têm uma ótima experiência do usuário em seu site e até exploram anúncios geolocalizados para suas lojas. É um ótimo exemplo de conhecer sua personalidade, estar disponível e obter a lealdade do cliente.


6. Slack e o Foco nas Soluções



O Slack é o nosso último caso e mostra que os esforços de Marketing Digital não terminam quando o lead é convertido.


O Slack é uma ferramenta de colaboração em equipe para empresas, independentemente do tamanho ou configuração. É uma plataforma completa e flexível, focada na produtividade e na tomada de decisões.


Se sua empresa oferece um serviço como eles, você precisa entender que não está vendendo um produto, mas uma solução.


Esse é o insight que o suporte do Slack criou em torno da experiência do usuário. Eles têm uma equipe especializada que responde a milhares de tickets todos os dias, ajudando sua base não apenas a usar a tecnologia, mas a fazer mais com ela.


A proximidade com clientes ativos resulta em lealdade. E a lealdade é a chave para o futuro do mercado.


Nos casos apresentados aqui, você viu estratégias para atrair, criar uma imagem de marca, transformar clientes em promotores e melhorar a retenção.


O resultado final é claro: abraçar a Internet com ótimas ideias e ótimo conteúdo pode ajudar sua visibilidade de várias maneiras. Espero que esses exemplos de Marketing Digital possam inspirá-lo a partir de agora.


Conteúdo traduzido e adaptado do blog da RockContent. Curtiu o artigo? Se você manja de Inglês e quiser ler artigos de qualidade, não deixe de dar uma passadinha lá!


Eliezer Hofstaetter é um experiente profissional de marketing digital, criador de conteúdo de mídia social e redator de blogs. Impulsionado pela noção de que todo conteúdo DEVE entregar alto valor, ele se orgulha de fornecer os melhores serviços de marketing digital possíveis. Como empreendedor, seus objetivos incluem ser sempre empático, organizado e movido por resultados. Além de suas funções principais, Eliezer foi reconhecido por parceiros por seu extraordinário compromisso com o sucesso de todos os esforços de marketing digital de que participa.


Se você precisar de ajuda na elaboração de uma estratégia de conteúdo vencedora, entre em contato conosco pelo Whatsapp 51994070005.


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